sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Um Lençol por um Abraço - Projeto Semente de Mostarda


………………OS LENÇÓIS……………………

Era uma vez um homem que um dia foi uma criança alegre, esperta, amável e que honrava seu pai e sua mae. Era de uma família humilde de coração e nobre de honestidade! Tudo era partilhado de acordo com a necessidade, assim o frio era mais quente e o calor era mais frio…era uma família numerosa…Os sapatos, camisas e calcas passavam de geração a geração….e no final sempre uma peca nova era criada….uma calca virava um calção….um prato de comida virava uma refeição…a fome era dividida e sobrava o sorriso!

O personagem principal sempre foi criado com muito amor e carinho …..e um dia decidiu voar e deixar o ninho, chamado família!……….ele cresceu….virou um homem….trabalhou…trabalhou….trabalhou ate se tornar um grande empresário!

Era um sonho de infância…tinha vergonha dos sapatos velhos….tinha vergonha da profissão do pai….Pedreiro …e de sua mae…lavadeira de roupa!….Sentia vergonha ao ver as casas dos amigos com marmore e a sua ainda sem o reboco…..Sentia vergonha ao ver as roupas lavadas pela mae de pessoas com posse e enxergar os buracos das suas, muitas vezes desproporcional a seu tamanho!

Ele se esqueceu de tudo….Esqueceu de sua casa…… esqueceu do caminho de volta…esqueceu da criança que brincava nas goiabeiras, dos pássaros e banhos de chuva!

Hoje, ele e um homem influente …..tem varias empresas, vários carros, mansões , coleções de sapatos e roupas….nao existe mais repeticao nenhuma…Vive cercado de pessoas que o elogiam o tempo inteiro!

MAS o tempo passou…..passou e passou….Ele ja tem também muitos cabelos brancos e um belo dia: UM INFARTO FULMINANTE…..

Quase morreu e em meio ao coma, ouviu uma voz dizendo:

"VOLTE E ENCONTRE A CRIANÇA QUE SEMPRE FOI….VOCE TERA UMA NOVA CHANCE"

O velho homem acordou e dias depois refletiu….como poderia voltar? ……e que criança e essa?

O tempo foi cruel com o velho homem….existia uma armadura de ORGULHO….nao sabia mais nada sobre valores fundamentais…como SOLIDARIEDADE…Precisava de ajuda!

Resolveu procurar uma igreja …a casa de Deus….Ele era uma novidade naquela casa….Todos o olhavam apreensivo….Ele aprendeu a ser implacável com aquele que cruzavam o seu caminho….

O pregador pregou,pregou e pregou!…. e no final falou de uma campanha para arrecadar lençóis para os mendigos….era inverno e estava muito frio…queria voluntários de coração!

O velho homem lembrou -se da época da transformação do frio em calor e do calor em frio…..Mas a armadura do ORGULHO lhe deixava sem ação….era difícil reconhecer que um dia foi pobre e passou por necessidades adversas, afinal de contas era uma homem de posição na sociedade agora e nao poderia demonstrar fraqueza! Achou melhor fechar os olhos!

N'ao levantou a mao para ajudar…..mas deixou o numero do telefone no saco de coleta das doações!

No outro dia, o telefone toca:

Alo….alo…alo!

ISSO E HORA DE LIGAR!
QUEM E?

e da Igreja ….você deixou o numero e pensamos que poderia ser alguém que queria participar da campanha!
Um silencio arrebatador!
Alo…..alo….alo!

VOCES PRECISAM DE QUANTOS LENÇÓIS?

- de duzentos lençóis- Disse o pregador da Igreja ao se identificar no telefone!
De repente, o velho homem se lembrou do infarto e da voz que ouviu e viu naquele momento uma maneira se reabilitar celestialmente!

-VOU DOAR QUINHENTOS LENCOIS!!!- disse o velho homem.

E o pregador disse:
-Nao quero nem um lençol seu, muito obrigado!

-PENSEI QUE ESTAVA PRECISANDO DE LENCOL…OUVI E VI VOCE FAZENDO UMA CAMPANHA NA IGREJA!

- Você me viu solicitando voluntários para ajudar na arrecadação de lençóis …..se você quiser, você poderá ser um deles!

Cada voluntário ligara para 10 pessoas pedindo um lencol e explicara a campanha!

O velho homem ficou sem saída diante do pregador e decidiu aceitar o convite, mesmo resignado dentro do homem velho!

Por favor, essa e uma lista de dez números de pessoas que poderiam doar um lençol-disse o pregador!

No primeiro dia, o homem demorou três dias para ligar para o primeiro numero! Ligou e nao se identificou, pois carregava a mesma vergonha da infância! A Pessoa do outro lado nem atendeu o telefone….o que o deixou mais aliviado!

O segundo numero….. atendeu um senhor, um empresário que disse assim:
NAO VOU DOAR PARA ESSE BANDO DE VAGABUNDOS….TENHO VERGONHA DELES…SAO SUJOS, PREGUIÇOSOS E IMUNDOS….QUE O FRIO OS LEVEM E BATEU O TELEFONE SEM, AO MENOS, OUVIR O OUTRO LADO!…….O velho homem reconheceu semelhança em seus atos naquele EMPRESÁRIO…..

O terceiro numero reconheceu a voz do velho homem e disse: NAO ACREDITO CARA…E VOCE MESMO….….E GARGALHADAS E MAIS GARGALHADAS…..VOU CONTAR PRA TODOS NOSSOS AMIGOS….o homem velho desligou o telefone com vergonha e ficou a imagina o que a alta sociedade pensaria a seu respeito! Perderia prestigio e seria uma pessoa fraca!

O quarto numero era uma voz sofrida….uma dona de casa….uma empregada domestica….Fazia um bico…vendia tapiocas para complementar a renda familiar!…..Ela disse que poderia comprar um lençol, mas apenas a prestação …….e perguntou se poderia ser para o próximo mês e se ele poderia pegar em sua casa…ela morava numa favela e o dinheiro da condução entraria no pagamento do lençol!…..O velho homem se sentiu muito mal….se sentiu constrangido…..tinha tudo e agora se sentiu um nada…..ELE TINHA SOBRANDO….E MESMO AS SOBRAS NAO ERAM DESTINADAS A COISA ALGUMA!

O quinto numero quem atendeu foi uma criança e ela escutou bem direitinho tudo que o velho homem falou….pela primeira vez, o velho homem nao teve vergonha de falar o verdadeiro sentido da campanha!
E a criança disse: Infelizmente eu nao tenho dinheiro, BOM VELHINHO!

O sexto numero era um funcionário seu…O velho homem mudou a voz e explicou toda a campanha como havia feito com a criança e o funcionário disse: ESSE POVO VIVE PEDINDO DINHEIRO E E COMO MEU CHEFE DIZ….BANDO DE HIPÓCRITAS!

E assim cada numero mostrou em tudo o que o velho homem havia se transformado: Um homem duro, sem coração, sem humildade, cheio de vaidade vivendo em um mundo doente…NAO CONSEGUIU ARRECADAR NENHUM LENCOL!

O ULTIMO NUMERO

Ao ligar, nao teve mais vergonha de se identificar….Falou do pregador…falou da campanha da igreja…..falou das pessoas que iriam ser beneficiadas…..falou do frio…..falou do calor do cobertor…falou também da necessidade de acolher essas pessoas….de alimenta-las….falou de tudo que aprendeu na infância quando era apenas uma criança!
e no final disse:
Alo…..alo….alo……e do outro lado se escutou!

ERA UM CHORO FORTE….UM CHORO COM SOLUCO….UM CHORO QUE FAZIA TREMER AS PALAVRAS…..

-Por que a senhora esta chorando?

PORQUE ENCONTREI MEU FILHO DE NOVO…..SOU EU, SUA MAE !….E HOJE EU VOU COMPRAR OS DEZ LENÇÓIS, MEU FILHO….PORQUE VOCE ESTAVA PERDIDO E FOI ENCONTRADO…..

-UM CHORO DE CRIANÇA DO OUTRO LADO…UM CHORO COM SOLUÇOS DE FILHO PERDIDO QUE HAVIA ENCONTRADO O CAMINHO DE VOLTA A CELULA DE DEUS, A FAMILIA.

O VELHO HOMEM HAVIA VIRADO CRIANÇA…A CRIANÇA AMAVEL DE OUTRORA…..AQUELA MESMA CRIANÇA, QUE COM MEDO, DORMIA NA CAMA DOS PAIS…E SE SENTIA PROTEGIDO DE TUDO E DE TODOS.

ELE VOLTOU PARA CASA SIMPLES E NUNCA MAIS DEIXOU DE SER CRIANÇA!

Eu, Klecius Leite Fernandes, convido voce para participar da campanha dos lencois e peco que ligue para dez pessoas de seu coracao!

Nenhum comentário:

Postar um comentário